Imagem: Reprodução/Internet
1o de maio — Dia da Literatura Brasileira foi o dia escolhido para celebrar a literatura nacional porque, nessa data, comemora-se também o aniversário do escritor José de Alencar.
Arte: Revista Cult
O Dia da Literatura Brasileira foi criado em homenagem ao escritor José de Alencar, que nasceu em 1o de maio de 1829, em Messejana, no estado do Ceará.
Imagem disponível em: https://digital.bbm.usp.br/handle/bbm/4076
Seu primeiro romance, Cinco minutos, foi publicado em 1856. No entanto, suas obras mais conhecidas e populares são: O guarani (1857), Lucíola (1862), Iracema (1865) e Senhora (1875). É o principal e mais versátil romancista do Romantismo brasileiro, com romances indianistas, urbanos, regionalistas e históricos.
Também escreveu para o teatro, com peças relevantes, como O demônio familiar (1857) e As asas de um anjo (1860).
Texto disponível em:Em suas obras, além de seguir as características da estética romântica, ousava criar personagens femininas fortes e independentes, como Aurélia Camargo, de Senhora, e Iracema, de romance homônimo. Não podemos deixar de mencionar também outro personagem em situação de inferioridade social, Pedro, da peça O demônio familiar, um jovem escravo que sai do seu lugar de oprimido para exercer poder de manipulação na família de seus donos.
https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/1-de-maio-dia-da-literatura-brasileira.htm
E você?
Já leu alguma das produções de José de Alencar?
Compartilhe conosco sua experiência!
Uma das melhores experiências literárias que eu tive foi com "Senhora", por tudo que essa obra representa e sua importância. Quando analisamos na perspectiva de papéis de gêneros, principalmente na época em que a obra foi contextualizada, entendemos a relevância.
ResponderExcluirSim, Estefane. Gosto muito de "Senhora", mas não consegui ainda superar a admiração que tenho por "Lucíola". Esse romance me surpreende cada vez que o rememoro.
Excluir