Imagem: Marvel. Divulgação.
O Hulk, por vezes referido como O Incrível Hulk (The Incredible Hulk, no original em inglês) é um personagem de quadrinhos do gênero super-herói, propriedade da Marvel Comics, editora pela qual as histórias do personagem são publicados desde sua criação, nos anos 1960. Concebido pelo roteirista Stan Lee (1922-2018) e pelo desenhista Jack Kirby (1917-1994), teve sua primeira aparição junto ao público original dos Estados Unidos na revista The Incredible Hulk n°1, lançada no mercado americano pela Marvel Comics em maio de 1962, um título solo do personagem, garantindo-lhe o acesso ao que mais tarde seria popularmente conhecido como Universo Marvel dos quadrinhos. A partir de então, o Hulk tem aparecido, protagonizando ou não, diversas histórias da editora, se tornando um dos mais visualmente reconhecíveis da marca, tendo o universo entorno do personagem se expandido continuadamente ao longo das últimas décadas.Apesar de fugir de diversos padrões pré-estabelecidos para super-heróis enquanto personagem da cultura pop mundial, Hulk é considerado um super-herói, mais pelas características sobre-humanas por ele apresentadas do que por conceitos bases de inserção no gênero.
Na história original dos quadrinhos, o Hulk é um selvagem e poderoso alter ego do Dr. Robert Bruce Banner, um cientista que foi atingido por raios gama enquanto salvava um adolescente durante o teste militar de uma bomba por ele desenvolvida. Este adolescente,
Rick Jones, tornou-se companheiro de Banner, ajudando-o a manter o Hulk
sob controle e mantê-lo longe dos ataques dos militares, que viam a criatura como uma ameaça.
Ao invés de padecer pela radiação, o cientista
foi condenado a uma vida compartilhada com o seu lado mais obscuro, o
também chamado Golias verde. Originalmente, a cor do personagem era
cinza, mas, por problemas na hora da impressão dos quadrinhos (a gráfica
não conseguia acertar a tonalidade), ele apareceu num tom esverdeado,
fazendo com que o Hulk passasse a ser o "Gigante Esmeralda" que
conhecemos desde o início.
Outro fato interessante é que, nas primeiras histórias, a transformação de Banner em Hulk ocorria apenas à noite, como se isso fosse alguma maldição similar à dos lobisomens.
Porém, em pouco tempo, Kirby e Lee chegaram a um acordo e o Hulk passou
a surgir toda vez que o Dr. Banner ficava irritado e despertava em si
seu lado mais selvagem.
Em uma entrevista, Stan Lee disse que ambos criadores se inspiraram fortemente no clássico livro de Robert Louis Stevenson, The Strange Case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde (em português, O Estranho Caso de Dr. Jekyll e Sr. Hyde ou, também, O Médico e o Monstro) e no personagem de Frankenstein, criado pelo escritora britânica Mary Shelley.
Imagem: Divulgação.
Imagem: Divulgação.
Fontes:
Marcel Nadale (25 de outubro de 2016). Por que o Hulk é verde? In: Mundo Estranho.
DeFalco, Tom (2003). The Hulk: The Incredible Guide. London, United Kingdom: Dorling Kindersley.
M. Keith Booker (2014). Comics through Time: A History of Icons, Idols, and Ideas [4 volumes]: A History of Icons, Idols, and Ideas. [S.l.]: ABC-CLIO.
E você?
Conhece alguma dessas obras?
De qual gosta mais?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostaria que pudéssemos discutir aqui, neste espaço de publicação.