É o café um dos maiores símbolos do nosso país.
Todos gostam de um café ou um cafezinho. ☕
Em homenagem a essa bebida tão apreciada, sugiro aqui a leitura de uma obra póstuma de autoria do imortal Mário de Andrade:
Imagem: Editora Nova fronteira. 2015.
Do livro
"Chico Antônio apenas se percebera um pouco enfarado quando a noite caída não permitiu mais enxergar as paisagens passando pelo trem. Ficara nesse estado suave de paciência que no geral veste os incultos quando caceteados. Não procurara reagir, examinando os outros viajantes ou metido nalgum pensamento. Se mantinha, um bocado maior pela relaxação do físico, nessa intimidade com o vazio, em que o ser se vegetaliza, bom, quase desapercebido.
Mas agora as luzes pipocavam lá fora, aos fios, aos grupos, e uma cidade enorme, toda iluminada, aparecia. os viajantes preparavam para descer.
- Faz favor, dona, é São Paulo?
- É."
(ANDRADE, Mário de. Café. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015)
Sobre o livro
Café é o romance inédito tão esperado de Mário de Andrade. Segundo o próprio escritor, o livro seria “um romance de páginas cheias de psicologia e intensa vida”. No universo ficcional, migrante como tantos da mesma região, Chico Antônio passa pela capital, antes de seguir para uma fazenda de café, cultivo que muita riqueza garantira aos paulistas. Aqui, tem-se uma trama muito bem-articulada, personagens vigorosas, capazes de traduzir situações humanas intensas e de ultrapassar, assim, um tempo demarcado historicamente no Brasil.
Texto disponível em: https://www.ediouro.com.br/?q=pesquisa&search_api_views_fulltext=caf%C3%A9
Você sabe quem foi Chico Antônio?
Se quiser saber mais sobre ele, clique Aqui.
Você já conhecia esse romance?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostaria que pudéssemos discutir aqui, neste espaço de publicação.