Imagem: Divulgação.
Editora Salamandra.
Assim que lemos o título do romance Luna Clara e Apolo Onze, de Adriana Falcão, de imediato fazemos a ligação do nome Apolo Onze ao voo tripulado da NASA, Apollo 11, de 20 de Julho de 1969, que conseguiu pousar na Lua, sendo pilotado por Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins.
A
tripulação da missão Apollo 11, da esquerda para a direita: Neil A.
Armstrong, comandante; Michael Collins, piloto do módulo de comando; e
Edwin E. Aldrin Jr., piloto do módulo lunar.
Mas o que talvez muitos de vocês que estão agora lendo esta postagem não saibam é que também existiu uma sonda, parte de um programa cujo objetivo era também pousar na superfície lunar, de nome Luna.
Modelo semelhante à Luna, sonda enviada à Lua..
Imagem: internet.
Luna 5, também conhecida como Luna E-6 No.10, foi a designação de uma sonda soviética do Programa Luna usando a plataforma E-6, com o objetivo de efetuar um pouso suave na Lua
Depois de um lançamento bem sucedido em 9 de Maio de 1965, ela falhou em acionar os retrofoguetes já em sua rota de aproximação para a Lua, e acabou colidindo com ela.
A Luna 5 foi lançada por um foguete Molniya-M (8K78M) as 07:49:37 UTC de 9 de Maio de 1965, a partir da plataforma 1/5 do Cosmódromo de Baikonur. Depois de um lançamento bem sucedido e de ter atingido uma órbita de espera de 167 por 182 km, o estágio superior do foguete, um Bloco-L, reiniciou e ela foi colocada em trajetória de injeção translunar.
Depois de cinco sessões de comunicação e uma correção de curso bem
sucedidas, um problema no sistema de controle de atitude fez com que a
espaçonave passasse a girar sobre o próprio eixo. O controle foi
recuperado, mas outro problema na unidade de controle impediu o
acionamento do retrofoguete. Em consequência disso, a Luna 5 continuou
em sua trajetória e caiu na superfície lunar a cerca de 700 km do local
previsto para o pouso as 19:10 UTC em 12 de Maio de 1965.
O Programa Luna (também conhecido como Lunik) foi a designação de uma série de missões espaciais não tripuladas enviadas à Lua pela União Soviética entre 1959 e 1976. Quinze naves foram bem sucedidas, cada uma projetada como um orbitador ou aterrissador, e realizaram muitas conquistas na exploração do espaço.
Texto base disponível em: https://nssdc.gsfc.nasa.gov/nmc/spacecraft/display.action?id=1965-036A
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostaria que pudéssemos discutir aqui, neste espaço de publicação.